quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Actividade integradora " Recicle hoje para viver amanhã"

 Esta actividade apostou mais no poder das imagens do que no poder das palavras, e mais nas obras feitas do que na declaração de intenções.
Os recursos naturais em todo o seu esplendor, o aproveitamento correcto das energias e a harmonia dos ecossistemas projectados numa tela, ao som de música em que os tempos fortes coincidiam com o poder das imagens. Uma simetria entre ritmo e imagens quase perfeita!Um trabalho incrível de sonoplastia! Os crimes contra a Natureza e os desiquilíbrios a que dão origem em acordes inquietantes. Na impossibilidade de ficarmos indiferentes, deixámo-nos levar pela força da música e das imagens que nos foram invadindo os sentidos.

  Assim foi consubstanciada, num pequeno vídeo, a essência que os formandos extraíram das horas de formação nas suas diferentes áreas, no que se refere a recursos naturais, eficiência energética, clima e acções devastadoras levadas a cabo pelo Ser Humano, na sua luta desenfreada pela sobrevivência e arrastado, muitas vezes, pela arrogância de pensar que é superior à Natureza que o rodeia.
  Quanto ao tema de resíduos e reciclagem, trataram-no com mestria, apresentando cada um o seu objecto, elaborado a partir de materiais reutilizáveis, onde deram largas à imaginação e dotes artísticos, havendo produtos finais de grande qualidade. Constituiu uma surpresa agradável a participação da formadora Carla Ferreira, que apresentou também duas peças de sua autoria, enquadradas na temática abordada.
  Os formandos cumpriram o seu trabalho com entrega, generosidade e alegria, imprimindo-lhe um cunho pessoal, revelador da personalidade de cada um. Deram-nos ainda a possibilidade de nos acercarmos das peças, de lhes estudarmos os contornos, de apreciarmos os seus mais ínfimos detalhes, de lhes sentirmos o cheiro, de as tocarmos com a ponta dos dedos, para perceber melhor do que eram feitas. Um serão que bem poderia ser retratado numa tela, com pinceladas fortes, cores e formas intensas. Uma técnica mista, expondo objectos do quotidiano. Um trabalho extraordinário!

Texto a quatro mãos das formadoras Estefânia Surreira e Madalena Campos

7 comentários:

  1. Peço desculpa por a palavra ecossistemas aparecer incorrectamente.
    Madalena Campos

    ResponderExcluir
  2. A gralha já aparece corrigida.
    E vocês, qual a vossa opinião sobre a actividade?
    Madalena Campos

    ResponderExcluir
  3. Olá sou Madalena S7 queria dizer que gostei muito da nossa actividade integradora recicle hoje para viver amanhã acho que correu muito bem a nossa exposição a turma está de parabens. Gostei muito de ouvir os nossos apresentadores. Acho que todos unidos alcamçamos os nossos objectivos, por isso vamos ser sempre uma turma unida. Gosto muito da minha turma. Também queria agradecer a todos formadores que nos dispensaram algum tempo para fazermos as nossas peças. Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  4. após tanto trabalho acho que valeu a pena pois conseguimos, mas é claro que tudo isso foi conseguido com a ajuda de todos os formadores.

    ResponderExcluir
  5. ola , gostei muito de fazer esta actividade em conjunto com os meus colegas , deu muito trabalho mas valeu a pena. parabéns a todos e obrigado a todos =)

    ResponderExcluir
  6. Olá a todos.........

    Trabalho deu mas valeu o esforço, penso que esta actividade foi bastante produtiva....
    Com muito empenho e dedicação de todos nós, conseguimos alcançar o objectivo traçado para esta actividade.

    Obrigado a todos............

    Venha a próxima........

    ResponderExcluir
  7. Ola, esta actividade foi fantastica,mais uma vez conseguimos supreender,parabéns a todos os que nela trabalharam,muito obrigada :)

    ResponderExcluir